Notícias

Como escolher o veículo ideal para o seu negócio

11/12/2017 - 

Escolher o utilitário de carga correto para o serviço de entregas pode ser o fator fundamental para o sucesso de um novo negócio. Ou, no caso da troca de veículo de uma empresa já estabelecida, essa pode ser a chance de ouro para fazer reduzir custos e melhorar a rentabilidade do negócio no médio e longo prazo. Seja qual for o caso, é preciso estar atento a uma série de detalhes que, à primeira vista, podem não ser tão óbvios.

“Na hora da compra, muita gente só dá atenção ao preço de aquisição ou ao valor das parcelas do financiamento”, diz Leidiane Lima de Oliveira, consultora de negócios do Sebrae, que, diariamente, aconselha os mais variados tipos de empreendedores, que procuram a entidade em busca de orientações para melhorar o desempenho de suas empresas. “Claro que é essencial escolher um veículo que caiba no orçamento. Mas, da mesma forma, é preciso levar em conta outros fatores relacionados ao negócio e outros gastos que vão se apresentar”, completa.

Veja, a seguir, cinco passos básicos para você escolher o utilitário certo para o seu negócio:

Consumo de combustível

O combustível é aquele item que marca presença mensal na planilha de custos dos empreendedores que realizam entregas – não há como fugir disso. Mas é possível escolher um veículo, entre as opções que atendam às necessidades do seu negócio, que ofereça melhores números de consumo para se obter uma boa redução nos custos em médio e longo prazo.

Como as fabricantes divulgam os dados de consumo dos seus veículos, uma simples busca na internet permite fazer a comparação. Imaginemos dois veículos com consumo médio de 10 e 8 quilômetros por litro de diesel na cidade, por exemplo. A diferença pode não parecer tão significativa, mas vamos às contas. Para um empreendedor que roda em média 2 500 quilômetros mensais, o consumo total de diesel seria de 250 e 312,5 litros de diesel. Se considerarmos que, segundo o site da ANP, o preço médio na cidade de São Paulo foi de 3,132 reais (entre 15 e 21 de outubro), o custo mensal com combustível seria de 783 reais e 978,75 reais, respectivamente. Uma diferença de 195,75 reais – e que chega a 2 349 reais no fim de um ano! 

Custos de manutenção

O gasto com combustível é o mais corriqueiro nas planilhas de custos, mas não é o único em que é preciso ficar de olho. Depois de certo tempo ou após determinada quilometragem, o veículo precisa ser submetido às revisões regulares, em que são realizadas checagens básicas do bom funcionamento do veículo e alguns serviços programados, como a troca de óleo ou o alinhamento e balanceamento de pneus.

Então, antes de assinar o cheque, é também essencial pesquisar e colocar esses valores na ponta do lápis. Algumas marcas disponibilizam pacotes de revisão com preço fixo – ou seja, a não ser que haja a necessidade da realização de algum serviço ou troca de peça fora do programado, você já sabe o quanto vai pagar. Se não for esse o caso, é recomendável ligar para algumas concessionárias da marca e fazer a cotação das primeiras revisões. 

Bem-estar

Quem passa horas a fio no trânsito caótico das cidades ou em longas viagens nas estradas pelo Brasil afora (muitas vezes, longe da conservação ideal) sabe a importância de um veículo que ofereça bem-estar para os seus ocupantes. Um utilitário desconfortável gera mais cansaço e mina o humor de seus ocupantes, afetando diretamente a sua produtividade no dia a dia. Mas, na realidade, existe uma outra questão ainda mais séria: para quem utiliza o veículo como instrumento de trabalho, e fica dentro do carro por longas horas, a falta de estrutura pode levar a dores musculares ou até mesmo problemas mais graves na coluna.

Então, na hora de buscar um utilitário para o seu negócio, sempre realize um test-drive e avalie as reações do veículo em situações diversas. Cheque a ergonomia dos bancos e comandos, o espaço para cabeça e joelhos e a praticidade do habitáculo e o acesso ao compartimento de carga imaginando as situações do seu dia a dia. 


Saiba mais, clicando aqui.

Artigos relacionados

  • Take Up! x March x Celta x Uno Saiba +

    A versão de entrada do Up encara March, Celta e Uno, os rivais mais baratos da concorrência Por Ulisses Cavalcante | Fotos Marco de Bari | 15/04/2014

  • Honda diz que vendas de autos  na China em junho subiram 15,8% na base anual Saiba +

    A Honda Motor e suas duas joint ventures locais venderam 70.739 automóveis na China em junho...

  • Fábrica da GM em Gravataí (RS) produz 2,5 milhões de carros Saiba +

    Capacidade do complexo, que faz 14 anos domingo, é de 380 mil carros por ano.

  • Renault apresentará carro-conceito ecologicamente correto Saiba +

    Média de consumo de combustível será de 50 km/l.

cadastre-se e recebas as novidades:
UMA EMPRESA DO Grupo Morada