Segurança no trânsito

Maio Amarelo 2021 pede respeito e responsabilidade no trânsito

Compartilhe

A cor que significa “atenção” no semáforo é a amarela. É por isso que dizemos que “a luz amarela acendeu” quando queremos nos referir a um risco iminente. E é por isso, também, que o Observatório Nacional de Segurança Viária escolheu essa cor para sua campanha anual de prevenção a acidentes de trânsito, o Maio Amarelo.

A campanha deste ano tem como tema “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”. A ideia é chamar a atenção da sociedade para reduzir o alto índice de mortos e feridos no trânsito. E também promover um convívio mais humano, onde é preciso que os motoristas controlem a impaciência e a intolerância quando estão dirigindo.

Foco nos mais frágeis

Entre as ações previstas para o Maio Amarelo 2021 está o incentivo ao uso das passarelas e faixas de pedestres, além do alerta aos condutores sobre os cuidados e a responsabilidade com os vulneráveis no trânsito, como pedestres, motociclistas e ciclistas.

Algo que se aprende na autoescola, mas que muitas pessoas já esqueceram. Pedestres devem ter prioridade (mesmo na eventualidade de atravessarem fora da faixa), assim como ciclistas e motociclistas, que por sua condição, estão mais expostos que motoristas em carros, utilitários, caminhões ou ônibus.

Segundo a ONU e a OMS, esse “esquecimento” custa caro: 1,35 milhão de pessoas perdem a vida a cada ano no mundo todo. O último dado de mortes ocorridas no Brasil, disponibilizado pelo Ministério da Saúde sobre o ano de 2019, registrou 31.945 vidas perdidas no trânsito naquele ano.

A campanha

O mês de maio foi escolhido porque no dia 11 de maio de 2011 a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, com uma referência mundial para balanço das ações realizadas em todo o mundo. No Brasil, o movimento Maio Amarelo nasceu em 2014.

A campanha consiste na disponibilização de 23 peças publicitárias de uso livre por órgãos de imprensa, empresas e associações, com foco no tema central.

Além disso, grandes monumentos em todo o país, como o Palácio do Planalto e o Cristo Redentor, ganham iluminação amarelada durante todo o mês.

Efeitos da pandemia

No ranking nacional de fatores causadores de mortes no trânsito no Brasil, o excesso de velocidade é o campeão. Em segundo lugar está dirigir alcoolizado e, em terceiro o uso de dispositivos móveis (celular, GPS, etc.) enquanto dirige.

A pandemia aumentou o número de veículos leves em circulação no país, devido ao incentivo às medidas de distanciamento social (menos pessoas usaram o transporte público). Ou seja: cresce ainda mais a necessidade de respeito e responsabilidade no trânsito.

Pequenos gestos transformam o seu dia e fazem toda a diferença nas ruas, avenidas e rodovias. Dê preferência ao pedestre e ao ciclista, seja educado ao pedir passagem para o outro veículo, sinalize sempre, tenha paciência, previna-se.

Conheça a Let’s

Como uma empresa que trabalha com terceirização de frotas de veículos em empresas, a Let’s apoia o Maio Amarelo e qualquer iniciativa institucional para a redução de acidentes e de mais segurança no trânsito.

Integramos a Vix e o Grupo Águia Branca, um dos maiores conglomerados de transporte e logística do Brasil, que atua em todo o território nacional com transporte de passageiros, soluções de logística e comércio de veículos.

Nossos maiores diferenciais são a customização personalizada do atendimento e dos veículos de acordo com a necessidade do cliente, além de assessoria técnica, visita de reciclagem, monitoramento da frota e programa de relacionamento.

Entre em contato para conhecer nossas soluções ou obter mais informações sobre nossos serviços.

Compartilhe
Compartilhe

Gostou do que leu?

Então confira outros artigos recomendados para você!

Veículos fazem parte da sua rotina?

Então receba em seu email conteúdos úteis
sobre todo o universo da mobilidade.

Guia Let's

Preparamos um guia com temas selecionados para você ficar por dentro dos assuntos que mais lhe interessam.