Notícias

Fábrica da GM em Gravataí (RS) produz 2,5 milhões de carros

21/07/2014 - 

O complexo industrial da General Motors do Brasil em Gravataí (RS) comemora neste domingo (20) seus 14 anos de atividades e a marca de 2,5 milhões de carros produzidos.

Com capacidade de até 63 unidades por hora, em três turnos, a fábrica é atualmente a maior da empresa no hemisfério Sul. Inaugurado em 2000 com um conceito inovador de condomínio industrial, pois reúne os principais fornecedores próximo à linha de montagem, o complexo serve de modelo para outras companhias em todo o mundo.

Hoje o parque tem 19 sistemistas e aproximadamente 8.000 trabalhadores envolvidos na produção e na montagem de três modelos: os hatches Chevrolet Onix e Celta e o sedã Prisma.

Nestes 14 anos a GM realizou duas grandes ampliações no local. A primeira, em 2006, com o lançamento do Prisma, a capacidade produtiva passou de 120 mil para 230 mil unidades anuais. A mais recente, concluída em 2012 com a chegada do projeto do Onix, elevou a capacidade para até 380 mil carros por ano.

O complexo abriga ainda restaurantes, agências bancárias, farmácia, loja de conveniência e ambulatório. Há também estação de tratamento de efluentes, reservatório de água e até uma subestação de energia elétrica.

Além dessa unidade no Sul do país, a GM te, duas fábricas de veículos no Estado de São Paulo – uma em São Caetano do Sul e a outra em São José dos Campos. No ano passado a empresa produziu 680,7 mil carros, sendo 15% para exportação.

Artigos relacionados

  • Take Up! x March x Celta x Uno Saiba +

    A versão de entrada do Up encara March, Celta e Uno, os rivais mais baratos da concorrência Por Ulisses Cavalcante | Fotos Marco de Bari | 15/04/2014

  • Honda diz que vendas de autos  na China em junho subiram 15,8% na base anual Saiba +

    A Honda Motor e suas duas joint ventures locais venderam 70.739 automóveis na China em junho...

  • Renault apresentará carro-conceito ecologicamente correto Saiba +

    Média de consumo de combustível será de 50 km/l.

  • Chevrolet Onix passa a ter ar-condicionado de série Saiba +

    Hatch também não vai cobrar mais por alerta de não utilização do cinto. Com isso, preço inicial sobe de R$ 34.500 para R$ 36.200.

cadastre-se e recebas as novidades:
UMA EMPRESA DO Grupo Águia Branca