Pesados
Conheça os principais tipos de caminhões e a aplicação de cada um deles
Para o público leigo, “caminhão” é uma coisa só. Mas quem trabalha com o transporte de cargas conhece bem cada tipo e a funcionalidade de cada um.
Como a Let’s é uma empresa especializada na terceirização de frotas e aluguel de veículos pesados, decidimos produzir um guia para que você possa conhecer todos os tipos de caminhões e decidir qual modelo se encaixa melhor no seu negócio.
O primeiro ponto de atenção é quanto ao local de circulação do seu caminhão. Se ele vai circular apenas em rodovias (carga e descarga em galpões e empresas que não ficam em área urbana) ou nas cidades (alguns modelos não são permitidos em determinadas vias pelas prefeituras).
De acordo com um estudo elaborado em 2014 pela NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) mais de cem municípios brasileiros já criaram algum tipo de restrição ao trânsito de caminhões.
O mesmo vale para o controle de altura da carroceria e da carga, caso o percurso inclua a passagem por baixo de viadutos.
Por isso, fique atento a esse detalhe para evitar prejuízos ou problemas com multas ou retenção do veículo por trafegar em locais proibidos.
Qual é sua demanda?
Faça um mapeamento das necessidades logísticas da sua empresa. Isso é fundamental para adquirir o tipo de caminhão certo e garantir segurança e eficiência ao seu transporte.
Uma escolha inteligente evita desperdícios de capacidade ou sobrecarga do caminhão.
Seguem, abaixo, os principais tipos de caminhão em uso no Brasil:
Conhecido como VUC, o caminhão 3/4 é o de menor porte e mais indicado para circular em áreas urbanas. Suas medidas podem variar de 2,1 a 2,3 metros de largura e 6,3 metros de comprimento, mas é muito válido consultar a legislação de trânsito da localidade onde o veículo vai trabalhar porque cada localidade tem critérios específicos para sua circulação.
Esse tipo de caminhão conta com dois eixos na carroceria: um frontal e outro traseiro. Ele possui capacidade de transportar até 9 toneladas. O caminhão tipo toco é bastante usado como baú para mudanças, transporte de carga seca, cargas gerais e empregado como caminhão caçamba de areia, pedra e terra.
O caminhão Truck, chamado também de caminhão 6x2, pode ter até 14 metros, mas se diferencia pelo seu eixo duplo na carroceria. Um dos eixos recebe força do motor para proporcionar melhor desempenho do veículo e, consequentemente, carregar cargas mais pesadas. O peso bruto do caminhão pode chegar a 24 toneladas.
Em geral, as “carretas” contam com duas estruturas. A primeira delas, chamada de cavalo mecânico, possui a força do motor. Por meio de um engate, o veículo pode carregar diferentes tipos e quantidades de semirreboque, o que proporciona autonomia e flexibilidade de trabalho ao caminhoneiro.
Conhecido como caminhão extra-pesado, possui duas rodas de tração com eixo simples. Pode ser engatado em vários tipos de carretas e semirreboques. O peso máximo suportado varia conforme o semirreboque.
Apesar de se parecer com o cavalo mecânico simples, este modelo se diferencia pelo eixo duplo em seu conjunto e capacidade de carregar mais peso. Em resumo, uma das vantagens é a distribuição da carga por mais rodas, fazendo com que cada uma delas gere menos pressão no asfalto. A capacidade máxima também varia conforme o semirreboque.
É uma carreta com 2 eixos que pode ter diversas variações de configuração, comprimentos e espaçamento entre os eixos. Essa configuração pode incluir carga seca, baú, sider, basculante, cegonha ou outra. A configuração deve ser muito bem analisada pois vai interferir diretamente na capacidade e tipo de carga a ser transportada.
Tradicionalmente, o bitrem possui sete eixos e pode transportar até 57 toneladas. Porém, o modelo com nove eixos (bitrenzão) também se popularizou e possui uma maior capacidade, de até 74 toneladas. De maneira geral, o bitrem com nove eixos não pode ultrapassar 30 metros. Os semirreboques dessa combinação podem ser tracionados por um cavalo-mecânico traçado.
É um veículo de carga formado por dois semirreboques em um total de 9 eixos que permite o transporte de um peso bruto total de 74 toneladas. Os dois semirreboques dessa combinação podem ser interligados por um veículo denominado Dolly. Essa combinação só pode ser tracionada por um cavalo-mecânico traçado e necessita de um trajeto definido para obter Autorização Especial de Trânsito (AET).
Independente do tipo de caminhão, pode ter certeza: você vai encontrá-lo para locação na Let’s. Somos uma empresa que atua com terceirização e gestão de frotas há 26 anos, e que oferece também o aluguel de pesados.
Integramos a Vix Logística do Grupo Águia Branca, um dos maiores conglomerados de transporte e logística do Brasil, que atua em todo o território nacional com transporte de passageiros, soluções de logística e comércio de veículos.
Conheça nossos diferenciais:
Entre em contato para conhecer nossas soluções ou obter mais informações sobre nossos serviços.